O primeiro post do Blog é sobre um dos lugares que escolhemos para passar nossa Lua de Mel: a Riviera Francesa! Bom, para começar, nós decidimos ficar ao todo 6 dias na Côte D’Azur e em cada dia conhecemos uma cidade diferente. Vou começar falando sobre NICE, que foi nossa “base” na Riviera Francesa, por onde chegamos, onde ficamos hospedados e de onde saíamos cada dia para conhecer um lugar diferente.

 

Pegamos um vôo noturno , da Air France e fizemos Rio-Paris-Nice, sem sair do aeroporto e as malas foram despachadas no Rio, diretamente para o destino final da nossa primeira parada: Nice. Chegando em Nice, pegamos um carro que já estava reservado em uma locadora de carros dentro do próprio aeroporto de Nice. Escolhemos um Peugeot 308 completo e com GPS, pois nos dias seguintes, conheceríamos as outras cidades de carro.

 

Ficamos hospedados no Mercure Nice Promenade des Anglais. Este hotel divide o prédio com o Le Meridien Promedade Des Anglais, mas suas entradas são por ruas diferentes, sendo que ambos ficam de frente para a famosa Promenade des Anglais, rua que beira o mar maravilhoso da Riviera em Nice! 

 

Sobre o hotel, gostamos muito da localização, além de ser de frente para a praia, ficava bem próximo de farmácias, lojinhas e uma rua cheia de restaurantes bem legais, que vou falar mais a frente!

Vista do nosso quarto no Hotel Mércure Nice Promenade des Anglais

Vista do nosso quarto no Hotel Mércure Nice Promenade des Anglais

 

O que vale muito a pena conhecer em Nice 

  • Le Château de Nice

Lugar incrível, não deixe de ir para apreciar a paisagem!!! O Château de Nice é um parque bem grande, com gramados, jardins e mirantes. Está localizado a 90 metros de altitude. Você pode subir de elevador (foi o nosso caso) ou a pé pela escada, mas já aviso que tem que ter fôlego! RS!

Château de Nice

Château de Nice

 

  • La Promenade des Anglais

A Promenade é uma rua, tipo Copacabana, beirando a orla de Nice, com um calçadão bem largo, onde os turistas e os locais caminham, andam de bike, sentam nos banquinhos para apreciar a vista, etc… Se você tiver tempo, vale a pena dar uma caminhada na Promenade apreciando o maravilhoso visual deste lugar!!

nice3

La Promenade des Anglais

nice4

La Promenade des Anglais vista do Chateau

 

  • Hotel Le Negresco

Nesta orla existe um famoso e clássico hotel chamado Le Negresco. Dizem que a arquitetura do Copacabana Palace foi inspirada neste hotel e também em um outro hotel que fica em Cannes, que vou falar no próximo post.

nice6

Hotel Negresco, na Promenade des Anglais: uma das inspirações para a construção do Copacabana Palace

nice5

Hotel Le Negresco

 

 

  • Praia de Nice

É uma praia bem diferente, pois não tem areia e sim PEDRAS! Isso mesmo, pedras, no lugar da areia! E por isso, se você quiser dar um mergulho e pegar um sol na praia de Nice, deve estar preparado para andar com muita cautela, pois dói um pouquinho o pé, já que não estamos habituados a andar sobre pedras, RS!!! Mas vale a pena dar um mergulho nessa praia com águas cristalinas! Apesar de 99% da praia ser apenas de pedra, em uma parte pública da praia, bem mais para o finalzinho, eles fizeram um trecho com areia batida! Ah, lembrando que na europa, o topless é algo normal, então não se assuste se, ao olhar para o lado, encontrar mulheres sem a parte de cima do biquini!!!

nice8

Mais um fato interessante sobre a praia de Nice é que em alguns pontos (na parte principal e mais movimentada, na verdade), existem “clubes” privados, na beira do mar, onde você paga para entrar e desfrutar. Funciona mais ou menos assim: eles cobram um valor (que varia de 20 euros até 80 euros mais ou menos – por pessoa) e você tem direito a usar guarda-sol, espreguiçadeira acolchoada, toalha e ficar alí, de frente para o mar curtindo a praia na mordomia! RS! Além disso, eles oferecem um cardápio e você pode consumir bebidas e petiscos (pagos a parte, claro). Se preferir, pode sentar no salão de dentro, nas mesas e almoçar. Alguns desses “clubes” na beira do mar têm até piscina.

nice9

  • Vieux Nice

A Velha Nice é encantadora, parece cenário de filme francês! Um lugar prosaico, com ruas estreitinhas, escadinhas de pedra, prédios antigos com flores coloridas na sacada… apesar de tudo ser antigo, é bem conservado, muito limpo e cheiroso demais!!! Nice é uma cidade muito cheirosa!!

nice11

Na Vieux Nice tem um mercado de flores, mais precisamente na Rue Marche Aux Fleurs. Mas não fica o dia todo não… Nós fomos de manhã e encontramos um comércio em barraquinhas bem simpáticas, vendendo lindas flores, sabonetes artesanais, artesanato local… um lugar muito legal para comprar lembrancinhas.  As barraquinhas ficam no centro desta rua que só passam pedestres e em volta ficam diversos restaurantes, que de noite colocam suas mesas no lugar onde de dia fica esse mercado de flores!

nice12

  • Rue Massena

Essa rua ficava bem próxima do nosso hotel. É uma rua longa, onde tem diversos tipos de comércio: lojas chics e lojas mais baratinhas, de roupas, acessórios, souvenirs, farmácias, restaurantes, bares, etc. Fomos duas vezes a um restaurante que fica nessa rua e gostamos bastante! Em uma dessas vezes eu comi uma pizza GIGANTE que parece que é famosa por lá!

A famosa pizza gigante!

A famosa pizza gigante!

 

  • Place Masséna

Esta é a praça principal de Nice, que separa a Velha Nice da Nova Nice. Tem um Chafariz bem grande com uma estátua de Apollo no centro! Nesta praça tem de tudo, inclusive meios de transporte como ônibus e trem, passam por lá e tem também vários cafés, restaurantes e lojas!

Galeries Lafayette, na Place Masséna

Galeries Lafayette, na Place Masséna

Estátua de Apollo no Chafariz da Place Masséna

Estátua de Apollo no Chafariz da Place Masséna

nice16

Monorail em Nice: uma das opções de meio de transporte da cidade

 

A Culinária de Nice

Podemos dizer que come-se muito bem em Nice! Se você gosta de frutos do mar, está no lugar certo! Existem diversos restaurantes especializados em frutos do mar e é tudo bem fresquinho. Alguns até colocam as lagostas expostas no gelo e dá pra ver ela ainda se mexendo. Daí você escolhe e eles preparam na hora!

Quem gosta de massa, também ficará bem servido, pois você encontra massas deliciosas e pizzas gigantes!!! Nice fica pertinho da Itália e inclusive, já fez parte da Itália. Mas isso é oooutra história!!

Espero que tenham gostado do primeiro post sobre a Riviera Francesa!!

nice18

O próximo será sobre Cannes! Bjs, Juh 🙂