Depois de muitos amigos perguntarem – e alguns já até entraram no grupo – hoje finalmente vim contar um pouco para vocês sobre o Circuito Funcional, que comecei a praticar há três meses nas areias de Itacoatiara, com a supervisão da Dra. Renata Martins, fisioterapeuta que desenvolveu o CTRM Itacoa.

Então, o que é o Circuito Funcional? Bom, na verdade, o nome correto é Sessão Terapêutica Funcional e, usando as palavras da Dra Renata, trata-se de um programa que prepara o corpo para realizar os padrões fundamentais do movimento humano.  São exercícios diversos que trabalham todo o corpo através de diversas atividades, usando cones, bambolê, pneu, etc.

Conheci o “Circuito” através da minha mãe, que caminhava todos os dias em Itacoatiara e um dia viu o pessoal na areia e foi procurar saber o que era. Ela se interessou e me chamou para fazer junto com ela. Aí marcamos a avaliação com a Dra. Renata e começamos já no dia seguinte!

Apesar das sessões serem em grupo, todos são acompanhados de perto pela Dr. Renata. Os grupos têm pessoas de todas as idades e tem sempre pessoas novas chegando, mas cada um faz no seu ritmo, até ganhar condicionamento para evoluir dentro do seu tempo. Assim todo mundo consegue fazer todos os exercícios propostos.

Eu pratico duas vezes na semana – pois frequento academia outras três vezes na semana – mas acho que o ideal mesmo, para quem faz só o circuito, é fazer pelo menos três vezes.

Nestes três meses em que venho praticando, o que mais me chamou atenção foi a melhora do meu condicionamento físico. Quando cheguei lá, ia embora subindo as escadas devagarinho e chegava no topo bufando de cansaço. Em um mês notei a evolução subindo as escadas com mais facilidade e hoje, quem diria… subo e desço as escadas correndo (sim, isso pode fazer parte do aquecimento!). Não é moleza não, mas é um feito que eu nem imaginava conseguir há alguns meses!

Além dos benefícios para a saúde, fazer o circuito na areia da praia é revigorante! Cansou? Olha para o mar e descansa 10 segundinhos antes de começar o próximo circuito. Está com calor? Vai até o mar e se refresca lavando o rosto! Acabou o circuito e está aquele sol? Que tal um mergulho no mar para começar bem o dia?

Não vou mentir: acordar 6h15 da manhã para estar nas areias de Itacoatiara às 7h começando o alongamento, não é fácil, mas quando chego lá, faço a sessão e acabo, dá um sentimento tão bom de dever cumprido, que vale a pena! O dia começa muito melhor!!!

Minha mãe e eu fomos muito bem recebidas pela Renata e pelo Anderson, no CTRM Itacoa!

Se quiserem saber mais informações, ou tiverem alguma dúvida, vou deixar aqui em baixo os contatos:

Pagina do Centro de Treinamento no Facebook:  Centro de Treinamento Renata Martins

Pagina da Dra. Renata no Facebook:  Renata Martins Fisioterapia

Instagram: @ctrm.itacoa

Whatsapp:  21. 99885-9999

Matéria no jornal O Fluminense, clique AQUI.

E, em breve o CTRM Itacoa terá novidades, com a inauguração de um Studio novinho, todo moderno e com aulas de Pilates solo, Treino Funcional e outras modalidades.

***Mais importante do que emagrecer e participar de algum #projetoverão, é fundamental que a gente busque uma atividade que nos dê prazer, em busca da promoção da nossa saúde!***

A autoria de todas as fotos desse post é do Anderson Martins.

Espero que tenham gostado e, que os amigos que ficaram interessados, animem-se para começar!

Bjs, Juh 🙂