As casas temáticas dos países estão sendo um sucesso à parte durante essa Olimpíada! Algumas são mais faladas e por isso acabam sendo mais conhecidas, como por exemplo a Casa Suiça, na Lagoa e a Casa Holanda, no Monte Líbano, que conta com um grande patrocínio da cerveja Heineken.

Mas o que são essas casas? O que tem nelas? Por que visitá-las?

Então! Não é só aqui na #Rio2016 não! Toda Olimpíada conta com essas “casas”. Cada casa é temática e possui comidas típicas de seus países, além de atividades diversas que variam de umas para outras. Algumas oferecem ainda festas comemorativas diurnas ou noturmas. Em algumas paga-se para entrar. Em outras a entrada é gratuita, como ocorre na Casa Suiça, uma das mais populares. O legal de visitar essas casas é pelo contato com outra cultura e com outras pessoas de outras nacionalidades que também visitam as casas.

Neste final de semana, nós visitamos a Casa França, ou Club France, que fica na Sociedade Hipica Brasileira, na Lagoa. A Casa abre a partir de 12h (entrada e bilheteria), mas aconselho que chegue com pelo menos 40 minutos de antecedência, pois há fila para comprar ingresso. Finais de semana: Inteira R$40 e Meia R$20. Não há estacionamento disponível para visitantes no local. Apenas na rua pelas redondezas. Se puder, evite ir de carro.

OBS: É possível comprar os ingressos através do site Ingresso Certo, porém, tentamos de TODAS as formas (pelo laptop, pelo iphone, pelo app…) e no momento de realizar o cadastro tivemos problemas (já enviamos mensagem para eles relatanto o ocorrido, sem resposta ainda). Por este motivo, não conseguimos adiantar a compra dos ingressos. Mas, caso você consiga, a entrada será expressa, passando apenas pelo protocolo de segurança.

FullSizeRender (2)

Bom, para começar, o local ajuda muito a ser agradável: nos pés do Cristo Redentor!

Logo na entrada, à direita, há um chiquérrimo lounge da Airfrance reservado para convidados. Ao lado há um telão que transmite sem parar diversas modalidades concorridas por atletas franceses e na frente do telão, bancos convidativos dispostos debaixo de uma enorme e agradável arvore. Bem ao lado uma marca francesa de café gentilmente distribuia café como cortesia para os visitantes, em comemoração à conquista de mais uma medalha da delegação Francesa. Se preferir, há ainda um galpão coberto onde também há um telão com espaço de arquibancada e lounges para sentar e um bar, onde também pode-se acompanhar a transmissão ao vivo dos jogos.

Stands de patrocinadores são muito comuns pelo local, como BMW e Lacoste, que montou inclusive uma loja lá dentro.

IMG_0501 IMG_0498 IMG_0461 IMG_0464 IMG_0476 IMG_0477

Para comer, Foodtrucks de comidas típicas da culinária francesa. Nós optamos por crepes (@LeCoqFoodtruck), batata frita com molho trufado(@Fritesgram) e uma “tábua” de brie com molho de trufas e torradas(@RioJeTaime).

Para beber tem de tudo: água, cerveja, refrigerante, vinhos, espumantes, etc…

IMG_0443 IMG_0445 IMG_0453 IMG_0456 IMG_0457 IMG_0458 IMG_0451 IMG_0449

 

Para as crianças (mas os adultos também podem participar!), há uma área enorme onde pratica-se, sem nenhum custo adicional, diversas modalidades de esportes: volei, basquete, parede de escalada, arco e flecha, tiro ao alvo, etc. Além de apresentações de circo e apresentações de dança.

IMG_0478 IMG_0508

 

Se você gosta da night, este também é o lugar certo para você. O Club France também promove festas noturnas que estão agitando a noite carioca, com presença inclusive de atletas de diversas delegações que estão por aqui. Café de la Musique e Pacha são algumas das festas que já passaram pela Le Club.

 

E para finalizar, para as meninas minha dica é: vá com uma roupa à vontade. Nada de se emperequetar. Esqueça o salto. O chão é hora de paralelepípedo, cheio de altos e baixos, hora de areia. Prefira tenis, rasteirinha, alpargatas… vá confortável e despojada, afinal, você está no Rio de Janeiro!

IMG_0513

Bom, acho que valeu muito a pena a visita para conhecer mais um pouco do que a Olimpíada Rio 2016 trouxe para nossa cidade e fiquei com vontade de conhecer mais algumas casas. Quem sabe? 🙂

A Casa França ficará aberta até o dia 21/08. Então, se quiser conhecer, corra! Essa é a última semana!

 

Mais informações sobre o Club France, AQUI.

Mais informações sobre as outras casas temáticas durante a #Rio2016 AQUI.

 

Bjs,

Juh 🙂