Eu já havia falado sobre essa experiência no primeiro post sobre Veneza (Chagada e Partida), porém, resolvi transformar essa parte num post mais específico porque algumas pessoas me procuraram perguntando sobre esse trajeto Veneza/Florença de Trem. Então, aqui vai, post dedicado somente a esse assunto: De Veneza à Florença de Trem!

fullsizerender

Bom, para chegar à estação de Trem Santa Lucia, nós pegamos um Vaporeto direto para a estação que nos deixou bem em frente.

img_6636

Chegamos com um pouco mais de uma hora de antecedência na estação e  já estávamos com as passagens compradas e impressas. Nos dirigimos à sala da Italo (empresa de trem que faria nosso transporte) e aguardamos lá até a hora do embarque. A sala possui algumas poltronas e internet free. Mas não tem amenities e nem banheiro privativo. Não sei se a sala é só para quem tem passagens para a primeira classe do trem ou para todos os passageiros.

Foi a primeira vez que viajamos de trem na Europa e achei algumas coisas bem interessantes. Primeiro, não tem checkin. Nós mesmos imprimimos em casa os bilhetes. Não tem despacho de bagagem nem protocolo de segurança. Nós mesmos entramos com nossas malas: ninguém as conferiu, ninguém pesou ou contou quantas malas estávamos levando. O embarque começa 15 minutos antes. No nosso caso, começou 18h45 e o trem saiu pontualmente às 19h da estação. Dentro do trem há um maleiro que fica próximo aos banheiros. Ali há espaço para acomodarmos malas maiores, como foi o nosso caso. A mala menor coube no bagageiro acima dos nossos assentos. Já dentro do trem, com a viagem em curso, passa um funcionário da empresa conferindo as passagens para ver se você está no assento e na classe correspondente. Nossos bilhetes eram de primeira classe e depois de visitar a classe econômica vi que as diferenças eram basicamente as poltronas maiores e mais espaçosas. Também tínhamos tomada e USB para carregar aparelhos eletrônicos e wifi free funcionando bem durante toda a viagem.

 

img_2053 img_2052 img_2051

A foto acima é do vagão onde ficamos. A foto abaixo é do “hall” que tem entre os vagões, onde ficam os banheiros e os bagageiros para malas maiores.

img_2050 img_2049

Acima: nossas malas eram as únicas no bagageiro, rs! Abaixo: o espaço do assento na primeira classe.
img_2055 img_2058 img_2059

Abaixo, fotos do banheiro, bem parecido com um banheiro de avião

img_6850-1 img_6851

Depois de mais ou menos 1h de viagem, passou um carrinho oferecendo bebidas (água, refrigerante ou suco) e um biscoito.

O trem faz várias paradas rápidas em algumas cidades do caminho mas não chegam a durar nem 10 minutos. Os passageiros que vão ficar naquele destino descem e o trem segue viagem.

De Veneza a Florença foram 3h muito tranqüilas. Passou tão rápido que nem notamos!

Em Florença descemos na estação Santa Maria Novella.

Essa estação é ENORME! Tem muitas lojas e lanchonetes. Foi lá que compramos o chip de celular para usar na Italia, mas isso é assunto para um outro post!

Quem precisar pegar taxi, existe um ponto da estação, só que do lado de fora.

Então o balanço da viagem foi super positivo e certamente faríamos novamente essa viagem de trem!

Bjs, Juh