Oi gente, tudo bem??

Hoje eu vou inaugurar o espaço de receitas do blog!!! Vamos dar um tempo nas dicas de viagem, né? Daqui a pouco eu volto com elas, porque tem uma viagem muito legal chegando e eu vou voltar cheia de dicas!

Bom, hoje vou falar sobre um Bacalhau que fiz há duas semanas.

O Raul (meu marido) e eu somos Pescetarianos. Traduzindo essa palavra estranha, quer dizer que NÃO comemos nem carne vermelha e nem frango. Comemos apenas peixes e frutos do mar, além de ovos, leite e derivados, verduras, legumes, frutas, cereais, etc. Resumindo: não comemos carne vermelha e frango, o resto é liberado! rs!!

Por este motivo, vou postar receitas aqui no blog que condizem com nossa “dieta”. Então vamos para a primeira?

 

***Bacalhau “Colorido”***

 – Ingredientes:

  •  1kg de Bacalhau
  • 2 cebolas cortadas em rodelas
  • 3 batatas cortadas em rodelas (usamos as batatas de forma rústica, com casca)
  • 5 (no mínimo) dentes de alho cortados em rodelinhas 
  • 1 maço de brócolis comum com folhas
  • Coentro picado à gosto
  • Tomatinho cereja
  • Azeite à gosto
  • 3 ovos cozidos cortados em rodelas

Gente, comprei o bacalhau já dessalgado no Hortifruti, então por este motivo vou pular a etapa do “dessalgar o bacalhau”.

Um dia antes de fazer o almoço, coloquei as três postas do bacalhau para ferver em uma panela com água até cobri-lo. Eu não marquei exatamente quanto tempo eu o deixei lá (vou marcar o tempo na próxima, juro!), mas foi por volta de 25, 30 minutos, até ele ficar bem branquinho e macio. Ahhh adicionei um pouquinho de sal nessa água porque o bacalhau estava sem sal NENHUM. Depois tirei do fogo e escorri a água. Tirei aquela pele que vem na parte de baixo e tentei tirar o máximo de espinhas que pude sem desfazer as postas, pois queria as três postas inteiras. Coloquei o bacalhau num refratário de vidro e coloquei bastante azeite, o alho cortado em rodelinhas e o coentro picadinho. Cobri o refratário com papel filme e levei para a geladeira. Deixei o bacalhau marinando até o dia seguinte.

 1

 

No dia seguinte, lavei bem, cortei e selecionei as folhas do brócolis e coloquei tudo para ferver, mas como gosto mais “crocante” não deixei muito tempo, apenas o suficiente para ficar aquele verde mais vivo (olha a pessoa que não tem manha na cozinha querendo explicar o “ponto” do brócolis, rssss). Coloquei também os 4 ovos e as batatas para cozinhar. Tudo separado, lógico, tá gente? rs… Ah, lembrem-se de colocar uma pitada de sal na água na batata!

 2 3 4

Depois de tudo cozido, hora de montar num refratário grande!

Cada um tem sua maneira de montar, mas eu comecei passando as três postas de bacalhau para o refratário maior. Por cima joguei o azeite com os alhos que “sobraram” ainda no refratário onde ele ficou marinando. Aí coloquei as batatas cozidas (gostamos de usar elas rústicas, com casca) em volta e entre as postas, o brócolis em volta, os tomatinhos cereja, pelo meio e a cebola e o ovo cozido por cima. Para finalizar, joguei azeite por cima e levei ao forno. Deixei até “dourar” a cebola e retirei. Prontinho para servir!

5

Já montado, pronto para ir ao forno

Para acompanhar, fiz um arroz integral bem simples, refogado só com alho e na hora de cozinhar, coloquei alho poró para dar um gostinho mais saboroso e diferenciar do arroz do dia-a-dia!

6

Bacalhau assim que saiu do forno

Post fofo do marido no instagram! :)

Post fofo do marido no instagram! :)